Segovia – vale a visita!

Localizada a pouco mais de 1 hora de Madrid, a cidade definitivamente vale a visita! É um passeio de um dia, que não necessita acompanhamento de guia ou qualquer coisa do tipo.

Em Madrid, vá cedinho para aproveitar o dia até a estação de metrô Principe Pio, que também é uma rodoviária. Lá, procure o balcão da empresa La Sepulvedana, que tem ônibus saindo de meia em meia hora diariamente para Segovia e o bilhete custa aproximadamente 14 euros ida e volta. O ônibus é confortável e o tempo de viagem passa rapidinho!

Chegando lá, aproveite para para tomar um café ou comer um bocadillo no Cafe Del Mercado, na própria estação! Ou se preferir, caminhe em direção ao Aqueduto Romano para começar o passeio, e não se preocupe, são apenas uns 5 minutos de caminhada em linha reta e você já estará lá! A cidade é muito fácil de se descobrir, não tem vielas e as ruas são largas e bem sinalizadas.

O Aqueduto de Segovia é antiguíssimo, construido entre os séculos I e II, e atualmente é Patrimônio da Humanidade pela Unesco. O principal monumento da cidade é também gigantesco, com 29 metros de altura e 728 de longitude total e foi construído apenas com a colocação das pedras, sem nenhum tipo de argamassa entre elas. Demais né?

No dia de minha visita havia esse parquinho montado… Vai entender! Enfim, essa construção atrás do brinquedo é um centro de apoio ao turista! Sugiro a visita apenas para pegar um mapa da cidade, que é completo e será bem útil durante o dia. Alí atrás também há uma escadaria que vale a pena a subida (nem são tantos degraus assim, fique tranquilo!) para se ter uma vista belíssima do Aqueduto e da cidade:

Após tirar lindas fotos, o que sugiro fazer é caminhar pela Calle Juan Bravo até a Plaza Mayor, que tem a Catedral de Segovia, toda em estilo gótico. Ela foi construída entre os anos de 1525  a 1577 e é maravilhosa! Fica numa praça charmosíssima que tem ainda um coreto e diversos restaurantes.

Sugiro o almoço no restaurante Made In Spain, bem na praça. Bocadillos, tapas, cervejas, sangria… Tem tudo pra os apreciadores da cozinha espanhola! Os ingressos para a catedral (que também dão direito a entrada no claustro e museu) são vendidos em uma loja na frente da entrada, e custam 3 euros. Mas antes que eu fale sobre o interior da Catedral, se me permitem gostaria de fazer uma sugestão de lugar para NÃO ir quando estiver na Plaza Mayor de Segovia: a confeitaria Alcazar. Quando estive na cidade, estava em grupo de 5 pessoas, e logo após o almoço queríamos provar algo doce e fomos diretamente para a confeitaria, que tem uma vitrine cheia de doces com aparência deliciosa! O preço era algo em torno de 3-4 euros cada e decidimos entrar (havia uma placa dizendo que estava aberta). Após entrarmos, uma senhora que estava no balcão disse que estava fechado, e ao respondermos que havia uma placa dizendo que estava aberto, ela disse “Não importa, vocês não veem que eu estou almoçando? Vão embora, por favor.” e praticamente nos explulsou da loja! Um absurdo né? Claro que, como em muitos países europeus, o costume de fazer a siesta é presente, porém nada justifica a grosseria considerando que estava escrito que a loja estava aberta… Enfim, passem longe da confeitaria Alcazar! A foto abaixo é do Google Street View:

Voltando a Catedral De Santa María de Segovia, essa sim vale a visita, como estava dizendo antes! É gigantesca, tem um jardim muito romântico e super charmoso:

Continuando o passeio, siga pela Calle del Marqués del Arco e cerca de 300m da catedral você estará no Alcazar de Segovia, o castelo da cidade que já serviu como palácio real, prisão, fortaleza, academia militar, entre outros. Dizem que ele é o castelo que inspirou o castelo do logo da Walt Disney, e realmente, eles tem algo em comum!

(fotos: Wikipedia)

Vale a visita, pois ele está muito bem conservado, com os móveis originais e tudo mais! Além da vista para o vale, que no inverno fica assim:

Por fim, abaixo está o mapa com o trajeto a ser feito. Chegando na cidade umas 10h AM e partindo as 17h você consegue ver tudo com tempo de sobra, sendo desnecessário o pernoite. Eu achei Segovia bem mais interessante que Toledo, por exemplo. Aproveitei muitíssimo mais, acho que pela cidade ser mais fácil de se localizar e caminhar.

Por fim, olhem só o mapa com o percurso dos passeios. Não falei que é super simples? E apesar de no mapa parecer bastante para se fazer a pé, do Aqueduto ao Alcazar dá 1km, portanto 2km ida e volta. Tranquilo, né?

Esse post foi publicado em Espanha, Restaurantes. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário