Zürich – TOP 3 passeios pela cidade

2014-09-10 12.48.32

Vou retomar as postagens com relatos da minha mais recente viagem, que incluiu passagens pela Suíça + Alemanha + Holanda. Primeiro destino: Zürich, que foi minha base de viagem pelos 7 dias em que fiquei no país. Apesar de não ser a capital, é a cidade mais populosa (400.000 habitantes) e centro cultural e financeiro do país.

A cidade possui três regiões que são as mais turísticas, vou enumerá-las abaixo. São estes os lugares que se você tiver de 1 a 3 dias na cidade deve visitar para ter uma ideia geral:

1) Bahnhofstrasse – Traduzindo literalmente, é a “rua da estação de trem”, e ela conecta a Hauptbahnhof (estação principal de trem, que também vale a visita – post em breve) ao lago de Zürich. É nela que se concentram as principais lojas, sejam elas de grife (mais próximas ao lago), sejam elas de fast-fashion (mais próximas a estação). Lá também há uma variedade de cafés, restaurantes e hotéis. A Bahnhofstrasse também cruza a Paradeplatz, uma praça onde se encontram alguns pontos de interesse: a primeira unidade da Confiserie Sprüngli, aberta em 1859 (irei falar sobre ela em post futuro) e nada mais nada menos que as sedes do Credit Suisse e também do UBS, os famosos bancos suíços. Não foi o caso de eu abrir uma conta, desta vez pelo menos.

2014-09-05 23.59.07 HDR

Hauptbahnhof a noite, o ponto de início (ou término) da Bahnhofstrasse.

2) Rennweg e Lindenhof – bem perto da Bahnhofstrasse, na altura do cruzamento com a Uraniastrasse, esses dois pontos turísticos são facilmente encontrados e valem a visita. Rennweg foi, durante a idade média, a principal rua de Zürich e conserva até hoje as construções tipicamente suíças que hoje abrigam lojas e cafés. O charme se dá pelas inumeras bandeiras penduradas nas casinhas, bandeiras da Suíça e também dos seus 26 cantões (ou, estados).

2014-09-06 14.56.50 HDR

Primeira foto com a participação especial da autora deste blog – Rennweg em uma das muitas lojas de souvenir encontradas na região.

2014-09-06 14.57.07 HDR

Rennweg – Fachada florida ❤

Bem perto dalí você encontrará facilmente o Lindenhof, espécie de pequeno parque/praça, com uma das mais lindas vistas de Zürich (rio Limmat, Grossmünster, universidade de Zürich, entre outros). Foram encontrados vestígios celtas e romanos neste local que datam de 1.500 AC e indicam que ele foi usado no passado como um forte romano, devido a sua localização estratégica, na parte alta da cidade e com uma vista perfeita do rio Limmat, que desemboca no lago Zürich. Foi lá ainda que, em 1798 os cidadãos da cidade fizeram o juramento à constituição Suíça.

Um ótimo lugar para fazer uma pausa no passeio, relaxar, observar a vista e tirar muitas fotos.

2014-09-06 15.03.32 HDR

2014-09-06 15.03.39 HDR

DSC05596

Um pouco da vista que você tem desde Lindenhof. Sim, o verde da água é desta cor mesmo e há cisnes nadando por toda parte.

3) Por fim, mas não mesmo importante, passeio pela margem leste do rio Limmat até a beira do lago Zürich. Sugiro iniciar o passeio desde a Hauptbahnhof, saindo dela e virando a esquerda. Após cruzar o rio é só começar a descer seguindo o curso do Limmat (mas não se atenha a margem do rio, expore as ruas adjacentes!). Você irá inevitavelmente passar por alguns pontos turísticos/de interesse da mega fotogênica Zürich: o charmoso Motta Café, a beira do rio; Münsterbrücke, ou ponte das catedrais; Grossmünster e Fraumunster, as duas catedrais mais importantes e imponentes da cidade; Quaibrücke, talvez a vista panorâmica mais bonita da cidade; Sternen Grill, restaurante que serve a melhor bratwurst da cidade, eleita por anos consecutivos pela população – post em breve; e Opernhaus Zürich com seu imponente edifício. Tudo isso sem falar do lago Zürich, que por si só já vale a caminhada.

2014-09-09 19.54.33

2014-09-09 13.37.042014-09-09 13.54.32

Algumas fotos aleatórias do que você irá encontrar pelo caminho…

Zürich tem muito mais a se fazer, vou esmiuçar mais frente tudo o que conheci, mas acho que esse post vale para se ter uma ideia geral do que te espera no coração da Suíça. Abaixo, um mapa para que vejam que é tudo muito pertinho, isso é importante: tudo é facilmente percorrido a pé!

map zurich

Fonte mapa: Google Maps

Esse post foi publicado em Passeios, Suíça, Zürich. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário